Descrição
As Bandas de Bollinger são ferramentas de análise técnica criadas por John Bollinger no início dos anos 80. Este indicador possui uma forte relação com a volatilidade, possibilitando, assim, a sua comparação com os níveis de preços num determinado período de tempo.
O maior objetivo das bandas Bollinger é fornecer uma ideia relativa de alto e baixo. Por definição, os preços são altos na linha (banda) superior e baixos na linha (banda) inferior.
As bandas Bollinger são constituídas por um conjunto de três curvas desenhadas em relação aos preços. Elas são traçadas a partir de uma determinada distância de uma média móvel.
A banda intermediária é uma medida de tendência intermediária, geralmente uma média móvel simples, que serve como base para as bandas inferiores e superiores.
O intervalo entre as bandas superiores, intermediárias e inferiores é determinado pela volatilidade, geralmente o desvio padrão da mesma data que foi utilizada pela média.
Assim, quanto maior a volatilidade de um ativo maior seu desvio padrão.
As Bandas de Bollinger consistem de:
– Bandas Bollinger Intermediárias sendo uma N-período média móvel simples;
– Bandas Bollinger Superiores sendo Bandas Bollinger Intermediárias + (K x N-período desvio padrão);
– Bandas Bollinger Inferiores = Bandas Bollinger Intermediárias – (K x N-período desvio padrão).
Valores típicos para K e N são 2 e 20, respectivamente.
O uso das Bandas de Bollinger variam muito entre os investidores. Dessa forma, alguns deles compram quando o preço toca a banda Bollinger inferior e vendem quando o preço toca a média móvel no centro das bandas.
Outros investidores compram quando o preço sobe acima da banda superior e o vendem quando o preço cai abaixo da banda inferior.
Frequentemente, quando as bandas de Bollinger se aproximam da média, o preço das ações de uma companhia sofrem consideráveis alterações. Assim, movimentos fora das bandas propõem a continuação da tendência.
Altas e baixas fora das bandas, seguidas de altas e baixas dentro das bandas propõem uma reversão de tendência.
Em fato, quando não há tendência definida, a regra é vender quando o preço ficar acima da banda superior e comprar quando o preço ficar abaixo da banda inferior.
Objetivo
O objetivo da Análise de Bollinger é para demonstrar uma definição relativa de altos e baixos do ativo.
Quando o preço está próximo da banda superior quer dizer que o preço está alto, e vice-versa. Esta análise permite chegar a decisões sistemáticas de compra e venda de ações.
Configuração da estratégia:
- Parametrização dos dados do Indicador
- Ativo para Analise (Vazio = Ativo do gráfico atual)
- Período da Média Móvel
- Deslocamento
- Desvio Padrão
- Aplicado ao Preço
- Estratégia em uso
- Toque na Banda
- Fechamento do candle fora da banda
- Máxima ou minima fora da banda fechando candle dentro da banda
- Stop gain Alternativo
- Centro da Banda de Bollinger
- Banda oposta da Posição Aberta
- Filtro de Amplitude das Bandas
- Modo de Cálculo da amplitude
- Em Pontos ou Centavos
- Em Ticks (cada tick equivale a variação minima do ativo)
- Usar filtro de Amplitude Máxima?
- Amplitude Máxima das bandas
- Usar filtro de Amplitude Minima?
- Amplitude Minima das bandas
- Modo de Cálculo da amplitude