Descrição
Aroon – ArronUP – AroonDown
Aroon foi criado em 1995 por Tushar Chande e seu nome deriva da palavra aroon em sânscrito, que significa luz da madrugada. Chande escolheu este nome devido ao indicador revelar o início de novas tendência na análise técnica.
O indicador de Aroon leva em conta o número de períodos desde de que o preço atingiu o maior ou menor valor em um intervalo de X, onde X é substituído pelo valor desejado.
Desta maneira, o indicador de Aroon é composto por duas linhas (usaremos 14 no lugar do X, como exemplo):
- Aroon de Subida (ou Aroon-Up) de 14: mostra quantos dias se passaram desde que o preço registrou sua máxima nos últimos 14 periodos
- Aroon de Descida (ou Aroon-Down) de 14: mostra quantos dias se passaram desde que o preço registrou sua mínima nos últimos 14 períodos
Apesar de ser considerado um oscilador de momento, o Aroon possui essência muito diferente dos demais, já que estes usam o preço em relação ao tempo enquanto o Aroon usa o tempo em relação ao preço.
O cálculo do indicador Aroon é bastante simples e pode ser facilmente compreendido.
Ele é expresso em porcentagem para que esteja sempre padronizado (você pode sempre escolher o número de períodos considerados), flutuando entre 0 e 100 ele representa a porcentagem do intervalo que está antes da máxima (ou a mínima) serem atingidas:
- Aroon-Subida (ou Aroon-Up) = ((14 – Nº de dias desde a máxima de 14 períodos)/14) x 100
- Aroon-Descida (ou Aroon-Down)= ((14 – Nº de dias desde a mínima de 14 períodos)/14) x 100
Desta forma, quando a máxima acabou de ser atingida o Nº será zero e o Aroon-Subida será 100. Caso a máxima tenha sido atingida a 14 dias atrás, o Nº será 14 e o Aroon-Subida zero.
Configuração da estratégia:
- Parametrização dos dados do Indicador
- Período
- Deslocamento